terça-feira, 8 de dezembro de 2009

O fim pode ser a melhor saída

O fim pode ser a melhor saída

Quando tudo parece perdido e não ter mais jeito, é preciso encontrar a grande saída: recuperar a confiança da comunidade escolar é uma das estratégias de que a escola deve se utilizar para desenvolver suas atividades de forma significativa, pois é nela que o resultado deve refletir também. Nesse processo a todos compete exercer a sua função e não de qualquer modo, mas utilizando-se de toda competência possível para que se tenha a sensação de dever cumprido. É muito oportuno que se estabeleça uma relação dialética entre a escola e a família, capaz de surtir efeitos nos dois lados, tanto na relação entre o aprendiz e a família quanto na relação entre ele e a escola. Portanto, é necessário dar sentido aos saberes lhes transmitidos pela escola. Creio ser ainda este o principal passo para que de fato a escola cumpra seu dever de proporcionar um ensino de qualidade e formar indivíduos críticos, capazes de praticar a cidadania de forma efetiva. Quanto a esse aspecto, quero manifestar aqui minha satisfação quanto aos trabalhos apresentados na I Mostra Científico- Cultural e IX Feira Cultural da E.E.E.F.M. Profª Palmira Gabriel, realizada em 10/12/2008, cujo tema: Gestão Democrática e Diversidade: Inclusão e Cidadania, que mobilizaram direção, professores, alunos, funcionários, pais, que estão de parabéns, pois os projetos apresentados na Feira proporcionaram, sem dúvida, muita reflexão acerca do tema daquele ano. Os alunos demonstraram, na prática, em menos de um dia muito mais do que esperamos deles o ano inteiro em sala de aula. Foram trabalhos simples, dentro de suas possibilidades, mas com riqueza de conhecimento. Isso sugere que, nos próximos anos repensemos nossas práticas docentes, quanto às metodologias adotadas para a transmissão de conhecimento e seleção dos conteúdos explorados.
Reportando-nos aos últimos anos, percebe-se que houve avanços nas exposições orais, dramatização, criatividade, participação, engajamento entre grupos, organização, o que demonstra que se está no caminho certo. Por outro lado, refletir um pouco mais sobre a prática da leitura e escrita nas disciplinas, transposição dos conhecimentos adquiridos para a prática e melhores condições de desenvolvimento de atividades são pontos sobre os quais professores, alunos e direção devem avançar ainda mais.
A leitura e a escrita são problemas cruciais na qualificação do indivíduo, que precisam ser tratados de forma séria por parte de todos aqueles que fazem a escola. Assim, a inserção de atividades que desenvolvam tais modalidades precisam fazer parte de todo e qualquer Projeto Político Pedagógico de uma boa escola. Nesse sentido, gostaria de parabenizar também meus colegas de Língua Portuguesa pelo projeto e toda equipe de professores por mais uma vez desenvolverem trabalhos riquíssimos para o crescimento intelectual, na 1ª Mostra Lítero- Musical, do dia 20/11/2009, demostrando que realmente a referida escola está no caminho certo.

Um comentário: