segunda-feira, 21 de março de 2011

Produção textual: Retextualizando contos de fada

Atividade proposta a fim de contribuir para o desenvolvimento da escrita

A BELA AMANSOU A FERA


Era uma vez uma linda jovem feirante, trabalhava na feira da Terra Firme, bairro pobre e um dos mais violentos de Belém vendendo frutas com seu pai, que já idoso trabalhava para um deputado chamado Príncipe Fera. Em uma de suas visitas, Fera se engraçou com Bela, mas era muito feio e turrão, porém tinha uma conta bancária que baleou o coração de Bela.
Visita vai, visita vem, eles acabaram se encontrando, e uma linda história de amor se iniciou. Durou...até ele descobrir que Bela estava grávida . Ele bem que tentou negar, mas esqueceu do exame DNA. Fera teve que casar.
Bela sentiu-se ganhadora da mega sena, os meses de gravidez foram maravilhosos. Mas em seguida sua vida foi de mal a pior, de dia era humilhada e de noite maltratada. Todavia para má sorte de Fera, Bela não era ingênua não! Descobriu Maria da Penha e ficou com a grana do espertalhão. No outro dia para surpresa de todos a manchete de um jornal ressaltou: “ BELA AMANSOU A FERA”.


CINDERELA GENTE BOA
Cinderela nasceu em uma família da alta sociedade de Belém. Passou parte de sua infância e adolescência no bairro nobre de Nazaré. Ainda na juventude uma fatalidade aconteceu, sua mãe teve um infarto fulminante e faleceu.
Passados alguns meses o pai de Cinderela sozinho e carente, apaixonou-se por Creusa, a faxineira da família. O casamento foi realizado na Basílica Santuário de Nazaré, com toda a pompa.
Creusa trouxe seus familiares da Ilha de Cotijuba, incluindo suas três filhas, na mesma faixa etária de Cinderela. Tudo mudou para Cinderela. Como madrasta, Creusa tornou-se a pessoa mais arrogante do bairro. Para quem lavava, cozinhava e limpava, agora sequer pisava na calçada da rua. Vivia no shopping com as filhas, comprando as melhores roupas, enquanto Cinderela ficava em casa limpando e cozinhando para elas.
“Tudo culpa da internet!”_ dizia ela. Creusa havia ido ao quarto de Cinderela e descoberto suas conversas românticas pelo MSN, com seu amado. Com medo de represálias do pai, aceitou as chantagens da madrasta.
Certa noite, quando todos dormiam, Cinderela foi ao baile da Assembléia Paraense e divertiu-se a noite toda, porém, esqueceu seu celular na festa.
Na manhã seguinte, seu namorado foi até a sua casa e foi recebido por seu pai, que descobriu essa falha grave de Cinderela. Mas o rapaz era gente boa, educado e de boa família, conhecida do pai da moça e, ao saber de seu romance a perdoou.
No dia seguinte, Creusa e suas filhas partiram para Cotijuba de pô, pô, pô... e Cinderela casou-se e tornou-se proprietária de uma famosa rede de supermercados de Belém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário