segunda-feira, 21 de março de 2011

Trabalhando os gêneros textuais a partir do filme Pistol

Atividade de Produção de Texto proposta a Acadêmicos Graduandos em Língua Portuguesa

CARTA DE ROBERTO HAILTON SANTOS


CARTA AO PAI

Pasargada, 10/12/2010

Pai,

Hoje completo 50 anos de vida neste planeta e toda a família está aqui comigo. Estamos juntos novamente, como há tempos não fazíamos. Sentimos bastante a sua ausência nesse dia de festas e, embora, estejam todos felizes, certo sentimento de vazio um pouco se faz presente em todos os irmãos e principalmente na mamãe, que nunca o esquece.
É uma data especial, comemorar 50 anos. Afinal, é meio mágico atingir meio século de existência terrena. Principalmente quando os prós são infinitamente mais numerosos que os contra. E mesmo tendo uma vida tão feliz, é inevitável pensarmos que alguma coisa poderia ter sido mudada. Contudo, sopesando em termos, quase nada mudaria. E daquilo que poderia ser mudado, apenas nos momentos em que tu não estavas é que minhas decisões, talvez, fossem equivocadas.
Ah, pai, como eu queria que estivesses comigo sempre, pois tu, somente tu, foste o meu cajado e meu bordão nos momentos em que eu mais precisei, nas horas em que eu, desacreditado, pedia socorro às tuas palavras, aos teus conselhos... e mais tarde, às tuas lembranças mais doces, quando, comigo, estavas a se deliciar das minhas meninices infantis.
Nesse dia do meu completamento de meio século de alegrias e algumas lamúrias, lembro como nunca do meu intenso esforço para fazer parte do time de basquetebol, quando contados não mais que 13 anos. Eu não sabia que aquele seria o primeiro ano do resto da minha vida.
Mas o senhor sabia. E como amigo, me alumiou as estradas por onde eu pudesse atravessar. Mostrou-me a maneira de como fazer para chegar onde eu queria. Treinou-me, deu-me confiança e coragem para não me quebrantar diante das dificuldades ou infortúnios. Mostrou-me que as quedas podem acontecer, e me ensinou que o melhor a fazer é se erguer e seguir adiante com o que se quer.
Sonhar, não é apenas desejar profundamente um milagre vindo dos céus. Aprendi contigo que sonhar é visualizar aquilo que os outros não conseguem alcançar; é querer o que todos julgam ser impossível; é mudar aquilo que todos acham consagrado e certo. Sonhar, aprendi contigo, é confiar em si mesmo, com disciplina e perseverança, para alcançar os céus nas pontas dos dedos e ter o mundo inteiro sob os pés, não sobre os ombros.
Pai, nesse meu dia tão especial, queria eu poder te dar o melhor presente de todos, o maior e melhor presente que eu pudesse ter, dar-te-ia por amor. Mas te digo que o mundo inteiro não seria o suficiente para te dar, pois o mundo inteiro não seria o suficientemente para ti, pois mereces mais.
Entretanto, mesmo que neste mundo eu pudesse encontrar o teu presente perfeito, ainda assim, ficaria comigo... pois as tuas conquistas estão agora distantes de mim e da minha saudade. Agora, que já não vives mais neste planeta, outros hão de te ter como rei. Como tu foste um dia o meu Rei.
Minhas saudades, agora, estão nas tuas lembranças. E teus conselhos, hão de me fazer companhia por mais 50 anos... Quem sabe, um dia, possamos novamente nos encontrar, para que eu te possa ouvir novamente e eu possa te dizer mais uma vez “te amo”, e nunca mais te dizer “adeus”.

Pistol, no seu aniversário de 50 anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário