Assim, é preciso estudar e fazer uso do saber em função dos outros para que haja uma transformação da sociedade para o bem. É necessário ainda, saber fazer uso das pesquisas, utilizando as novas tecnologias. Enquanto educador orientar para a transformação de informação em conhecimento, o que requer pensar em estratégias de fato eficientes como, por exemplo, no tipo de aula, no conteúdo a ser ministrado, proposições de reflexões etc., já que a escola, muitas vezes, não está preparada para atender as anseios da sociedade da informação.
As tecnologias de informação e comunicação podem ser ótima ferramenta para o processo de transformação da sociedade educacional desde que bem utilizadas como mais um meio de aprender, proporcionado interação do indivíduo com o conteúdo e com o meio circundante, a fim de poder realmente aprender de forma significativa, uma vez que se vive um novo paradigma educacional, que requer um indivíduo capaz de aprender, conviver, fazer e ser.
De acordo com o vídeo “A explosão do saber”, a dificuldade está em não saber lidar com a quantidade de saber, transformar informação em conhecimento. As ciências sociais, por exemplo, expandiram-se velozmente, enquanto que a educação, ainda segundo o referido vídeo, não se desenvolveu em igual proporção. Porém é válido salientar que, conforme dito anteriormente esse excesso de informação parece não surtir um efeito significativo para o desenvolvimento de uma justa sociedade. É importante lembrar, que a Educação, certamente orienta esses saberes. De outro modo, as demais ciências não evoluiriam tanto. Nesse sentido, a Educação proporciona o desenvolvimento da pesquisa e ainda carrega a culpa pela existência de uma sociedade com vários problemas a solucionar, como criar estratégias para orientar o aluno por meio das tecnologias de informação e comunicação a fim de contribuir para melhor desempenho e qualidade na aprendizagem.
1Participante do Curso de Tecnologias na Educação: ensinando e aprendendo com TICS (NTE-Belém); docente da Rede Pública de Ensino e atuante no Ensino Superior Privado nas disciplinas de Língua Portuguesa e de Linguística.
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